Tudo é Inglês

Tudo é em inglês nesse Brasil: O nome da loja de roupa, de brinquedo, o salao de beleza, a vídeo locadora, as peças do computador, o nome dos produtos, das bandas, das tribos urbanas, as gírias, os termos, tudo é inglês.

Nós brasileiros, em geral, pensamos que as coisas soam melhor, são mais bonitas e tem mais credibilidade em inglês.

Se na hora de batizar uma loja, um bar, um produto ou uma banda, surge um nome em português ele dificilmente soa bem. Mas é só falar ou escrever o nome em inglês e pronto! O nome fica importante, charmoso, cinematográfico. É preciso pensar muito para criar um bom nome na língua pátria. Mas isto não é à toa… fomos levados a pensar assim através de um longo processo que tinha, e tem, o objetivo de nos manter como uma colônia.

Então qualquer coisa em inglês soa bem. Em português não… parece coisa de pobre, parece coisa de tupiniquim. E assim, por preguiça, a gente papa capim.

Do jovem publicitário que quer conceituar o seu produto ao velho senhor que vai pintar o letreiro do seu boteco, passando pela moça que busca um nome para a sua lojinha, todos usam nomes em inglês. Mas a maioria mal sabe dizer o que significam.

Mesmo se o dono de um boteco, o seu Pedro, quiser ver seu nome no letreiro, ele coloca uma apostrofe e o “s” e fica “Pedro´s Bar”. Aí fica tudo bem. E assim, com pensamento de colônia, continuamos uma colônia dependente e submissa à metrópole. E nisso muito se perde, inclusive a língua.

2 ideias sobre “Tudo é Inglês

  1. Yanto!

    Parabéns pelo blogue.

    Concordo plenamente com os teus escritos. Assim continuamos ruminando, quase que esperando pelo abate.

    Quanto aos significados, aqueles que usam mal sabem o que significam, tanto é que já vi “Tele-Entregas DELIVERY”; “Bolinho de chocolate Cake”, além de botecos que trazem no nome o complemento Pub, Lounge, Loft…

    A lista é grande.

    Parabéns.

    Sucesso!

    LA

  2. Voce sempre surpreendendo…nao desta vez, claro, pois atitude, opiniao, pensar(!) sao apenas algumas de suas marcas.
    Gratamente surpresa fiquei quando ouvi pela primeira vez seu CD, que alem de maravilhoso, unico, em PORTUGUES!

    Quem tem talento nao precisa ceder a esses apelos pobres, pobres de espirito. Parabens por tudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>