As redes sociais estão matando os blogs

Quase todo mundo está nas redes sociais. Quase todo mundo liga seu computador ou celular e já entra no mundo do facebook e afins pra ver o que se está comentando. Não dá pra negar que as redes são ferramentas muito legais que aproximam (e afastam) as pessoas. Mas, na minha opinião, existem algumas coisas que são bem ruins. Uma delas é a morte progressiva dos blogs, em especial aqueles mantidos por autores de maneira independente.

Esses espaços virtuais, onde as pessoas escrevem sobre o que querem, estão cada vez mais sendo deixados de lado. Por que? Porque todos estão nas redes! Por isso, um texto tem muito mais alcance quando postado em uma rede social do que quando é postado em um blog. Isso acaba estimulando os autores a utilizarem cada vez mais as redes sociais e cada vez menos os blogs em um círculo vicioso que potencializa ainda mais o processo. As redes sociais estão cada vez mais fortalecidas e isso está matando todo um universo de blogs que não fazem parte delas. Isso não é nada legal.

O facebook, e afins, são uma rede dentro de uma rede que é a internet. É como um clube fechado. Um clube tem suas regras e ganhos e se alguém não se submete a elas acaba sendo barrado. Prova disso são o banimento de usuários que postam fotos com nudez. Não importa se são obras de arte ou fotos de uma mãe amamentando, se alguém postar vai sofrer penalidade. E esses clubes são padronizados. Já tentou escrever uma postagem com imagens inseridas ao longo do texto? Não dá!

Eu acho legal que existam clubes, é seguro, tem um monte de amigos e está tudo pronto e bonitinho. Mas não acho legal que por conta disso as pessoas deixem de frequentar outros espaços com formatação e conteúdo livres. Acredito que precisamos ter diversidade e não padronização. E acredito que precisamos ter outras alternativas de publicação e comunicação. Me parece que o problema não é frequentar o clube mas sim frequentar somente o clube.

Não dá pra deixar a internet virar um grande facebook.

Uma ideia sobre “As redes sociais estão matando os blogs

  1. As tirinhas e gifs de memes, ”textões” políticos e reviews de moda, tecnologia, esporte e livros, conteúdos comuns em blogs, é desenvolvido por grandes páginas do facebook atualmente, tendo as mesmas funções, como por exemplo o visitante postar comentários e compartilhar o conteúdo. Tem até feed, se o visitante quiser receber prontamente o conteúdo, é só curtir a página. Mas, convenhamos, blogs são mais atraentes. Há um investimento pesado com domínio, hospedagem e layout. O facebook é um concorrente perigoso, mesmo muito menos investido. Enfim, acho que é isso.

    Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>